Só Polícia Civil já apreendeu 13 toneladas de maconha no Complexo do Alemão
Publicada em 28/11/2010 às 20h57m
Antônio Werneck e Cláudio Motta
Imagens dos bandidos fugindo no veículo foram registradas por um cinegrafista da TV Globo de dentro de um helicóptero da emissora na última quarta-feira, quando policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) - com ajuda de blindados da Marinha - tomaram a favela.
A informação de que o tráfico fugiu levando parte do dinheiro do movimento de venda de drogas dos últimos dias foi interceptada por militares e policiais que monitoram a comunicação dos criminosos. Os agentes de Inteligência estão trabalhando no núcleo central de operações, no prédio da Secretaria de Segurança. Além do dinheiro, os bandidos fugiram transportando armas, drogas e munição.
- Os traficantes estão tentando sair com o dinheiro do Alemão em pacotes e quantidades menores. Estamos atentos. Sabemos até que existe plano de enterrar parte dos recursos - informou um agente.

Dois batalhões da Polícia Militar também fizeram grandes operações esta tarde. Em operação na favela Nova Brasília, que integra o Complexo do Alemão, soldados do 3º BPM (Méier) apreenderam um míssil com grande poder de destruição. Também foram encontrados fuzis e munição. O material estava abandonado em uma casa.
- O míssil tinha capacidade para furar a blindagem de alguns blindados que estamos empregando na operação - disse o comandante do 3º BPM (Méier), coronel Álvaro Souza Alves de Moura.
O material apreendido foi apresentado na tarde deste domingo na sede do 3º BPM (Méier). São 50 quilos de maconha, apreendidos no Complexo do Alemão, dois fuzis, uma submetralhadora, além de grande quantidade de munição e três granadas. Os artefatos foram apreendidos no final da Rua Aristóteles Ferreira, parte alta da favela Nova Brasília.
Já o comandante do 16º BPM (Olaria), coronel José Macedo, liderou um grupo de 120 policiais militares em operação no Complexo do Alemão neste domingo. Pouco depois das 16h, ele apresentou 300 quilos de maconha, 40 quilos de cocaína, coletes, duas grandes prensas de maconha, cinco fuzis e duas pistolas. De acordo com o oficial, o material foi apreendido na área da Fazendinha.
- Recebemos denúncias e vasculhamos várias casas. Detivemos suspeitos e três deles eram foragidos. Acreditamos que alguns (bandidos) de maneira furtiva tenham conseguido fugir, mas ainda têm muitos outros que se refugiam na casa de moradores. Vamos continuar as buscas.